sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Curso de Resgate e Transporte Aeromédico - CRTA. - Turma Especial - 20 a 26 de novembro 2013



Curso de Resgate e Transporte Aeromédico - CRTA.
Edital Oficial
20 a 26 de novembro 2013
110 horas (ultimos quatro dias em regime de internato)
Turma Especial - Confirmação apenas com mínimo de 20 alunos
resgate e transporte aeromédico
"Salvar e Voar"
 

Para fazer sua inscrição

Após ler e entender o edital envie um email para:
atactreinamentos@resgatetatico.com.br
Especifique o curso desejado, a forma de pagamento e Forneça seus dados:
Nome Completo:
Data de Nascimento:
RG e orgão emissor:
CPF:
Endereço completo:
CEP:
Telefones fixo e celular
:
e solicite sua ficha de inscrição e instruções de pagamentos ou ligue para: 31 - 9728- 8632.
Obs:
A vaga fica disponível por apenas 03 dias úteis após a solicitação.
Caso não seja feita confirmação de pagamento durante este período o aluno tem de reiniciar novo processo de inscrição, e fica sujeito a existência de vagas.
ATAC Treinamentos em Resgate e Emergências
Divisão Aérea
Diretoria Operacional
Coordenação de Ensino e Pedagogia
Edital oficial para a
IIIa Turma do Curso Capacitação em Resgate e Transporte Aeromédico - CCRTA
(Período de 20 a 26 de novembro 2013)
Carga horária: 110 horas
A Coordenação Pedagógica da ATAC Treinamentos, no uso das atribuições, que lhe confere o estatutoadministrativo da ATAC Treinamentos em Resgate e Emergências, faz pública a abertura de inscrições e define as normas para admissão, realização e aprovação no Curso de Resgate e Transporte Aeromédico (CRTA), observadas as legislações pertinentes ao assunto, assim como as normas contidas neste edital e em seus anexos.
Curso de Capacitação em Resgate e Transporte Aeromédico
Especificações, Regulamento e Informações Gerais do Curso:
1 Generalidades
1.1 Objetivo:
O curso livre tem por objetivo prover os profissionais de Atendimento Pré Hospitalar interessados na capacitação, treinamento e certificação, necessárias ao cumprimento dos requisitos do Ministério da Saúde para o exercício da atividade profissional em ambulâncias tipo E. (portaria 2048 GM 2002 e atualizações desta portaria até a data de emissão deste edital (02/05/2013), bem como apresentar as regulações e normas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e demais procedimentos de segurança previstos para a atividade.
1.2 Numero de vagas:
26 vagas disponíveis no dia de lançamento deste edital.
1.3 Público Alvo:
Médicos, enfermeiros, Técnicos em enfermagem, Pilotos de aeronaves de asa fixa ou rotativa, Policiais Federais, Policiais Civis, Policiais Militares, Bombeiros Militares, Militares das Forças Armadas, membros de equipes operativas de atendimento do SAMU 192 e Defesa Civil. (Profissionais especificados pela portaria 2048 GM ) e Bombeiros Civis nos termos da Lei Federal Nº 11.901, DE 12 DE JANEIRO DE 2009, em especial seu artigo 9o. e da Lei Municipal de Belo Horizonte MG.Nº 10.389, de 12 de janeiro de 2012
1.4 Cidade:
Sede oficial do curso: Belo Horizonte – MG
Internato: Itabirito - MG
1.5 Carga horária:
Total 110 horas
90 horas presenciais
20 horas em ensino a distancia (EAD).
1.6 Período de Matrícula:
De 30 setembro a 10 de Novembro de 2013 (apenas enquanto houver vagas disponíveis)
1.7 INVESTIMENTO:
O Valor do investimento por aluno nesse curso é de R$2150,00 (Dois mil cento e cincoenta Reais). Para os alunos que fizerem inscrição até 30 de outubro de 2013. Após essa data o valor é de R$2350,00 (dois mil trezentos e cinqüenta Reais) enquanto houverem vagas.
Devido ao numero restrito de vagas, não existem reservas de inscrição: Somente o pagamento da primeira parcela no caso de parcelamento, ou o pagamento integral no caso de pagamento a vista, garantem a reserva de vaga.
Os valores podem ser divididos em até 03 vezes iguais sem juros no cheque**, porém o pagamento deverá ter sido integralizado até dia 30 de dezembro de 2013, (o pagamento somente é considerado integralizado após a compensação do ultimo cheque ou pagamento).
** Sujeito a aprovação e analise de credito
O aluno só receberá o certificado após quitação integral do pagamento e da compensação de todos os cheques. O CPF dos emitentes dos cheques para parcelamento será consultado no SERASA e SPC, portanto caso houver alguma restrição constante dos mesmos, o cheques serão recusados.
1.7.1 No valor do investimento, também estão incluídos:
Translado de ida e volta, entre Belo Horizonte e o local dos treinamentos práticos em Itabirito. (alunos que perderem o transporte oferecido pela ATAC, terão de providenciar transporte por conta própria)
Todos os recursos didáticos a serem usados para o curso, inclusive aeronave de asa rotativa (helicóptero) para treinamento pratico (com vôo real ). NOTA: O tipo de aeronave pode variar de acordo com a disponibilidade da ATAC Treinamentos e o vôo depende de condições climáticas favoraveis, conforme legislação vigente e regulamentação da ANAC..
Alojamento e alimentação em regime de acampamento, no centro de treinamentos ATAC, no período entre a noite de 21 a tarde de 26 de Novembro de 2013.
1.7.2 O aluno receberá no primeiro dia do curso:
Bloco de anotações, caneta esferográfica e duas camisas do curso.
1.8 Pré Requisitos e documentação para matrícula:
Pertencer ao público alvo especificado.
Ser Maior de 18 anos.
Estar em Dia com o serviço Militar.
Ter concluído o segundo grau ou equivalente, reconhecido pelo MEC.
Comprovante de pagamento das taxas de matrícula e inscrição.
Apresentar duas fotos 3X4 coloridas recentes, fundo azul ou branco
Estar em boa saúde física e mental compatível a atividade resgate e transporte aeromédico*
(sendo gravidez em qualquer estágio, impedimento absoluto)
 1.9 A Capacitação de que trata este edital será realizada em três etapas, conforme especificado a seguir.
1.9.1 A primeira etapa do curso destina-se à inscrição, avaliação de saúde e exames médicos e comprovação de escolaridade e terá as seguintes fases:
a) Solicitação de matrícula e ficha de inscrição; pagamento dos valores de investimento
b) Avaliação de Saúde geral, exames médicos e odontológicos e laboratoriais;
c) Apresentação e prova de títulos e formação profissional.
1.9.2 A segunda etapa do curso consistirá no período de Ensino a Distância (EAD),  avaliação de conhecimento adquirido via EAD por meio dos materiais digitais, de responsabilidade da Coordenação de Ensino e Pedagogia, da ATAC Treinamentos em Resgate e Emergências, a ser realizado via internet e dos chats de discussão, via rede social do Facebook ou outros dipositivos a serem comunicados pela ATAC Treinamentos ao longo do curso.
1.9.3 A terceira etapa do curso consistirá da parte presencial do Curso de Capacitação em Resgate e Transporte Aeromédico, a ser realizado em Belo Horizonte MG e Itabirito MG conforme programação da administração da ATAC Treinamentos.
1.9.4 É obrigação do próprio aluno, ler e entender o inteiro teor deste edital, não sendo aceita ou admitida em nenhuma hipótese a alegação de desconhecimento de normas nele contidas, para justificação de comportamento inadequado, abstinência de atividade, falta ou qualquer irregularidade cometida pelo aluno.
2.0 DA AVALIAÇÃO DE SAÚDE E CAPCIDADE FÍSICA.
Deverão ser providenciados os seguintes documentos de saúde:
2.1 ATESTADO DO DENTISTA: Declarando o candidato apto para atividades aéreas em cabine descomprimida e de mergulho autônomo.
2.1.a. Anexo ao atestado odontológico, que deverá constar Radiografia panorâmica da arcada dentária superior e inferior do aluno.
2.2 ATESTADO DO MÉDICO: Declarando o candidato apto para exercicios físicos e atividades aéreas em cabine descomprimida e de mergulho autônomo.
2.2.1 Gravidez é impeditivo absoluto para o curso
2.2.2. Anexo ao atestado deverão constar os resultados dos seguintes exames:
A) RADIOLÓGICO:
· do tórax, em incidência póstero anterior.
B) SANGUE:
· imunofluorescência para Trypanosoma Cruzi;
· hemograma completo (contagem e índices hematimétricos da série vermelha, série branca e plaquetas);
· dosagem de glicose;
· anti-HIV;
· HBS Ag;
· anti-HCV (em caso de positividade, fazer PCR - reação da cadeia da polimerase )
· vírus da hepatite "C";
· transaminase glutâmico-pirúvico (TGP);
· gama glutamil- transferase (Gama GT)
· creatinina; Uréia, Sódio e Potássio, vitamina B12
· Beta HCG (somente para alunas dos sexo feminino)
C) URINA:
· rotina;
D) EXAME PARASITOLÓGICO DE FEZES;
E) ELETROCARDIOGRAMA e TESTE DE ESFORÇO, ambos com laudo do CARDIOLOGISTA, declarando o candidato apto para exercícios físicos e atividades aéreas em cabine descomprimida.
2.2.3 Desaconselhamos o curso para portadores de patologias ortopédicas, Principalmente de joelho, ombro, tornozelo e coluna vertebral e implantes metálicos. Considerando a natureza da atividade e devido a limitações de segurança técnica e operacional dos equipamentos, obesidade exacerbada é impedimento para o curso.
(*) A constituição proíbe a discriminação por idade, contudo o candidato com mais de 50 anos, mesmo que apresente boa saúde, deve levar esse fato em consideração ao se inscrever, em virtude dos esforços físicos envolvidos, o aluno deve estar em condições de realizar exercícios físicos vigorosos.
 2.2.4 Todos os laudos, atestados e exames serão avaliados e terão de ser homologados pela banca de saúde da ATAC Treinamentos, no período de credenciamento. A banca de saúde será composta de médicos, enfermeiros e fisioterapeutas do corpo clínico da ATAC Treinamentos e tem poder de indeferir sem direito a recurso, inscrições de alunos que  forem considerados inaptos para o curso pela mesma.


Aunoe e professores da IIIa Turma.

3 DOCUMENTOS QUE DEVEM SER APRESENTADOS:
Fotocópias da Carteira de identidade e CPF, Fotocópia de documento de
Comprovação de conclusão do 2º grau, ou equivalente.
Comprovante de Residência.
Fotocópia do documento do Conselho a que pertence: CRM, COREM,
CRO, CREFITO, etc.
3.1 Alunos Estrangeiros:
Fotocópias das quatro primeiras paginas do Passaporte e das duas ultimas.
Comprovação de estarem regularmente no país.
Documento de identificação funcional de seu pais de origem, indicando que exerce atividade dentro do especificado para o público alvo.
Fotocópia do documento de comprovação de escolaridade técnica ou equivalente.
Nota: O aluno deverá enviar as fotocópias com antecedência e apresentar os documentos originais, no ato do credenciamento de alunos no primeiro dia de aula.
4 Uniformes e Materiais necessários:
4.1 Alunos Civis: Uniformes Obrigatórios: Devem ser providenciados pelo próprio aluno
4.2 Passeio e atividades de sala de aula e práticas de APH: Calça Jeans azul de brim, sarja, rip stop, ou outro tecido resistente, bota preta e a camisa padrão, que será fornecida pela organização do curso.
4.3 Atividades de sobrevivência na Mata e na Água: Calça Jeans azul de brim, sarja, rip stop, ou outro tecido resistente, bota preta e a camisa padrão, que será fornecida pela organização do curso e GANDOLA (podendo ser preta ou camuflada) permitido o uso de macacão tipo tripulante ou SAMU 192 para os profissionais oriundos da instituição


4.4 Uniforme de Educação física: Calção preto, camisa azul manga curta padrão do curso (fornecida pela ATAC) e tênis preto e meia branca.
4.5 Roupa de Banho na cor preta para todos os alunos. (maiô ou similar de peça única, para as mulheres)
4.6 O aluno deve trazer com sigo um rolo de esparadrapo de pelo menos cinco cm de largura, para fins de marcar seu material e uniforme com o numero que lhe será designado.
O aluno deve também trazer o próprio cantil.
 4.7 Generalidades sobre uniformes: Serão fornecidas duas camisas de uniforme, a cada participante, podendo o aluno adquirir mais unidades no local, caso desejar.
Como haverão diversas atividades de treinamento, tanto de resgate como de sobrevivência na água, é importante que os alunos tragam roupas extras, toalha, e objetos de toalete e higiene pessoal, bem como medicamentos de que faça uso contínuo.
É proibido o uso de lentes de contato nas atividades aquáticas e práticas de vôo.
4.7.1 O uso de calças de moletom ou similares é PROIBIDO para as aulas práticas sendo porem toleradas nas aulas teóricas.
Não é obrigatório saber nadar (no caso dos profissionais do SAMU 192, O uso do Macacão padrão do SAMU e similares, é recomendado para as práticas)
4.8 Alunos Policiais e Militares em geral:
Uniformes Operacionais da Unidade a que pertença.
(também receberão duas camisas oficiais do curso).
Observações Gerais:
4.9 Sobre a guarda de objetos e materiais pessoais e comportamento social do aluno:
O aluno é o único responsável pela guarda de seu material e a ATAC não se responsabiliza de forma alguma por danos, perda, extravio, furto ou roubo de objetos de propriedade do aluno. Sugerimos que o aluno traga mochila, mala ou bolsa com cadeado, de preferencia com segredo para evitar extravio de chaves.
4.9.1 O uso por parte do aluno de joelheiras e cotoveleiras (não fornecidas pelo curso) é recomendado, porém, não obrigatório.
 
Sugerimos trazer roupas extras para trocar, inclusive um segundo calçado mais simples, uma vez que o aluno virá a se molhar ou a se sujar devido às práticas na água ou na chuva, pois assim como no dia a dia não temos controle das condições climáticas, sob as quais trabalhamos, o mesmo se repetirá em nossas simulações, alguns itens de conteúdo do curso, podem variar em virtude de condições climáticas locais.
Lembramos aos alunos que não será admissível que se use da alegação de que o aluno fez ou deixou de fazer alguma atividade ou seguir alguma instrução constante neste edital, por falta de ter sido avisado individualmente sobre o assunto, uma vez que é dever do aluno ler todo este edital.
4.9.2 O aluno deve acompanhar regularmente os avisos e informações postados no sítio da ATAC Treinamentos, na internet.
4.9.3 Durante o curso são previstas diversas atividades aquáticas equipado (onde o aluno entra na água de uniforme e calçado.
4.9.4 O Aluno deve trazer sua própria roupa de cama e travesseiro para uso nos alojamentos, porem não será permitido seu uso no pernoite da aula de sobrevivência na mata.
4.9.5 Alunos que apresentarem problemas disciplinares graves ou constantes e dificuldades de socialização e adaptação com os colegas e instrutores, poderão ser desligados sumariamente do curso, a bem da disciplina e em caráter irrevogável, sendo considerados reprovados e receberão apenas certificado de participação. O aluno terá direito a ampla defesa, antes do desligamento, que deve ser apresentada a banca de instrutores.
4.9.6 Conduta do aluno: Durante o período do curso, os alunos ficam sujeitos aos padrões de conduta e disciplina da ATAC Treinamentos, estando submetidos e expostos a situações de pressão e grande stress físico, emocional, psicológico e significativa privação de sono, com o fim de prepará-lo para as situações de stress real a que o profissional de Resgate e Transporte Aeromédico é submetido no exercício de sua atividade profissional.
4.9.7 Para fins de geração de stress psicológico nos alunos, poderão ser utilizados diversos recursos técnicos, como explosões de materiais pirotécnicos, gritos, luzes stroboscópicas, pirotécnicos fumígenos entre outros.
4.9.7.1 Os alunos também ficarão responsáveis por atividades de montagem, manutenção da limpeza e organização dos das barracas de alojamento, de forma a se adaptarem a atividades em grupo e missões que exijam aquartelamento e períodos de alojamento compartilhado.
Como parte do processo didático, os alunos serão divididos em equipes de atendimento de emergências, em regime de plantão sobre aviso durante as aulas de sobrevivência, cada aluno de acordo com sua formação e função, efetuando atendimento de APH real no local de curso caso for necessário. Os alunos também participam da escala de sentinelas do acampamento.
4.9.7.2 Desaconselhamos a participação de alunos que tenham dificuldades em se adaptar ao ambiente de grupo ou alojamento coletivo,o aluno que não se adequar ao regulamento, será desligado do curso, a bem da disciplina, sem direito a qualquer restituição financeira.
4.9.7.3 Por estar o centro de treinamentos localizado em zona rural, o sinal de operadoras de telefone celular, pode não estar disponível ou ser de baixa qualidade. Para simular as condições de isolamento, causado por missões em local remoto, o contato telefônico do aluno com o ambiente externo deverá ser o mais restrito possível, sendo limitado a emergências.


4.9.7.4 O aluno que não conseguir acompanhar a turma e ou não desejar mais participar poderá solicitar o desligamento do curso e permanecer no centro de treinamentos até o final como observador, porem deverá se enquadrar nas atividades de manutenção previstas, (e receberá o certificado de participação no curso, sem direito ao brevê) porem não fará jús a qualquer tipo de restituição financeira, mesmo se optar em sair do centro de treinamentos em definitivo por meios e recursos próprios.
          a. No caso do aluno que sair por contra própria do centro de treinamentos antes do término oficial do curso, este não terá direito nem ao recebimento de certificado de participação nem a reembolso de qualquer espécie, tendo de arcar com todas as despesas com seu deslocamento de retorno ou hospedagem, que a sua saída antes da data oficial de término do curso acarretar.
4.9.7.5 DA GRAVAÇÃO DE IMAGEM e SOM:  O uso de máquinas fotográficas e captação de som e imagens durante o curso, nas dependênicas do Centro de Treinamentos e nos hangares, bem como nas atividades didáticas e aulas práticas e teóricas do curso ficará restrito, conforme for especificado pela direção da ATAC no decorrer do Curso, qualquer imagem e ou som captado dentro da propriedade da ATAC Treinamentos, ou em ambientes ou com itens do curso, mesmo por equipamentos de terceiros, passam a ser imediatamente de livre utilização por parte da direção da ATAC.
4.9.7.6 DOS DIREITOS DE IMAGEM E SOM: O aluno ao efetuar sua inscrição no curso outorga e cede explicitamente a ATAC Treinamentos, autorização e direito de captação, divulgação e uso de sua imagem e sons que forem captados durante o período e eventos relacionados ao curso, em caráter permanente, para fins científicos e publicitários, de produção de materiais gráficos seja em qualquer forma de mídia ou método, mecânico ou virtual, digital ou analógico com uso de tecnologia que exista ou venha a existir, sem qualquer ônus para a ATAC., estando a ATAC Treinamentos autorizada a usar as imagens, para produção de ilustrações para livros, artigos, revistas, e todo e qualquer material gráfico.
4.9.7.7 O consumo de bebidas alcoólicas nas dependências do centro de treinamentos, nos locais de aula prática ou teórica do curso, ou em qualquer veículo de transporte dos alunos.
Falha na observação desse item implica em desligamento automático do curso, a bem da disciplina, sem direito a qualquer restituição financeira.
4.9.7.7 Para preservação do decoro, não é permitida socialização e intimidades físicas de natureza romântica, entre os alunos durante o período de internato do curso no centro de treinamento ou nas atividades externas oficiais durante o período curso, alunos que desrespeitarem essa norma serão advertidos e caso o comportamento inadequado persista, serão desligados, sem direito a restituição.
4.9.7.8 O uso do tabaco e fumo em geral, fica restrito aos horários livres e a áreas especificas dentro do centro de treinamentos, vedado o fumo nos veículos e viaturas utilizados nos treinamentos e transporte dos alunos. É proibido o fumo durante as aulas, seja em ambiente aberto ou fechado.

 
 
5 DO ATENDIMENTO AO ALUNO EM CASOS DE ACIDENTES OU AGRAVOS A SAÚDE:  Durante o período de internato do curso, a equipe ATAC estará responsável apenas pelo suporte pré hospitalar básico e avançado ao aluno em caso de acidentes ou agravo clínico a saúde, bem como na condução do mesmo ao serviço de urgência e emergência mais próximo do SUS dentro do município. O aluno fica responsável pelo aviamento das próprias receitas, que por ventura venha a necessitar após o atendimento hospitalar.
5.1 DO HOSPITAL DE REFERÊNCIA: Fica estabelcida a Policlinica de Itabirito como referência de porta de entrada no sistema de Urgências e Emergências em caso de acidentes ou emergencias clínicas.
6 DOS ARMAMENTOS:
Somente alunos militares e policiais poderão trazer seu armamento.
Todo aluno que portar armamento, deverá obrigatoriamente apresentar suas armas, munição e documentação pertinente as mesmas ao Guarda Armas, responsável pelo controle de armas de fogo do curso, no primeiro dia de curso, e seguir rigorosamente suas determinações e orientações.
6.1 O Guarda Armas será obrigatoriamente um Policial ou Militar.
Falha em seguir as recomendações e determinações do Guarda Armas, implicará em exclusão sumária do curso, sem direito a qualquer restituição financeira.
7 Demais Materiais e documentos emitidos pela organização do curso:
7.1 Para todos os alunos matriculados:
1) 2 camisas personalizadas do curso.
2) Crachá de identificação do aluno para acesso aos locais de aula.
4) 1 declaração de comparecimento no curso, para fins de apresentação no local de trabalho e comprovação de presença nas aulas, emitida pela ATAC ao final do curso (mediante solicitação do aluno feita no primeiro dia do curso).
7.2 Para todos os alunos APROVADOS no curso:
1) Certificado de Conclusão com aproveitamento
2) Brevê oficial do curso.
NOTA: Somente os alunos aprovados receberão certificado e Brevê.
8 Critérios Para Aprovação e Conclusão do Curso:
Será Aprovado o aluno que obtiver nota igual ou superior a 65% dos pontos distribuídos durante o curso nas provas teóricas e práticas.

 
8.1 Haverá Provas práticas e teóricas alem de avaliação subjetiva pelos instrutores.
A prova teórica equivale a 30% dos pontos distribuídos, as provas e exercícios práticos equivalem a 30% e 40% de conceito e participação geral do aluno.
8.1.1. Não haverá em hipótese alguma, provas em segunda chamada.
8.1.2 Alunos que não conseguirem participar das atividades de adaptação em altura em razão de fobia, não poderão participar da prática de vôo e receberão apenas o certificado de participação do curso e de conclusão da parte referente ao Transporte Aeromédico, sem direito ao certificado de RESGATE AEROMÉDICO e sem direito ao Brevê.
8.1.3 Os alunos devem se programar adequadamente em relação a datas e horários de saída de ônibus, aviões ou outros meios de transporte, pois a saída de Itabirito esta prevista para as 20:00 horas, com chegada ao Centro de Belo Horizonte por volta das 21:00 horas.
A ATAC treinamentos não se responsabiliza por horários de viagens que sejam perdidos em virtude de condições de transito ou de força maior, no dia de retorno ao final do curso sendo o tempo médio de deslocamento previsto de carro entre a região central de Belo horizonte e o Aeroporto de Confins é de 65 minutos em dias de transito normal.
8.1.4 As atividades práticas de simulação envolvendo pouso, decolagem, embarque e desembarque com aeronave e vôo real, estão previstas para o dia 25 de novembro de 2013,
entretanto estas atividades assim como todas as atividades de vôo, estão sujeitas a condições climáticas.
8.1.5 Portanto no caso de que por razões climáticas impeditivas, como ausência de teto mínimo, chuva, nevoeiro entre outros (conforme normas da ANAC), não seja possível a realização dessas praticas de vôo, na data em questão, as mesmas serão abortadas e serão realizadas apenas simulações em terra na torre de treinamentos e no simulador de embarque e desembarque, não cabendo a ATAC Treinamentos, qualquer restituição ao aluno em virtude dessa alteração de programa por razões climáticas.


9 DOS HORÁRIOS DE AULAS E ATIVIDADES PRESENCIAIS DO CURSO
Os Horários definidos para as aulas e atividades presenciais do curso serão distribuidos da seguinte forma:
9.1 Em Belo Horizonte:
Horário de Aulas centro da cidade Rua Curitiba nr 500 (sujeito a mudança):
Dia 20 de novembro 2013:
De 08:00 as 12:00 horas e de 14:00 as 18:00 horas
Dia 21 de novembro 2013:
De 08:00 as 12:00 e de 13:30 as 16:00 horas na Rua Curiba 500 centro.
Deslocamento para o Centro de Treinamentos (saindo da porta da EBSEG, rua Curitiba 500, centro as 16:15 horas (horário sujeito a mudanças)
9.1.1 A administração da ATAC Treinamentos se reserva ao direito de alterar esses horários por motivos de necessidade administrativa. Iniciada a primeira aula, as alterações de horários serão comunicadas aos alunos em sala de aula. A ATAC Treinamentos não se responsabilizará por comunicar mudanças de horários a alunos ausentes em sala de aula no momento da comunicação. É obrigação do aluno, procurar se informar junto aos demais colegas a respeito de mudanças de horários ocorridas e comunicadas em sua ausência.
9.2 No centro de treinamentos:
Dia 21 e 26 de novembro 2013:
Aulas em regime de internato, alem de grande numero de atividades noturnas voltadas a atividade de Resgate e Transporte Aeromédico, encerrando-se as 19:30 horas do dia 26 de novembro 2013. Todas os horários de aula durante o período de internato, estão sujeitos a mudança, conforme necessidade e ou conveniência da administração da ATAC Treinamentos, as mudanças serão informadas ao chefe de turma (xerife) que se encarregará de repassar a informação aos demais alunos.
9.3 Atividades Noturnas:
Não existe horário pré definido, o mesmo será apresentado ao aluno conforme a evolução do curso.
10 DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E GRADE CURRICULAR DO CURSO.
As matérias e tópicos citados neste edital estão distribuídas em presenciais e a distância, algumas das matérias serão abordadas apenas no conteúdo online, que o aluno deve acompanhar atravez das apostilas enviadas via correio eletrônico.
10. 1 Disciplina (Teoricas e/ou Práticas)
01 Abertura e Apresentação do Curso
02 Apresentação da Política Nacional de Atenção às Urgências e Emergências – Portaria 2048 de 05 de Novembro de 2002 e outras legislações pertinentes
03 Conceito e Definição de Transporte Aeromédico e de Resgate Aeromédico – semelhanças e diferenças
04 Regulamentação da Aviação Civil – Visão Geral
05 Terminologia Aeronáutica e comunicação em Aviação
06 Procedimentos Normais e de Emergência em Vôos em Aeronaves de Asa Fixa e Asa Rotativa
07 Apresentação Geral de Aeronaves
08 Gerenciamento de Risco de Acidentes Aeronáuticos e CCF
09 Segurança no Interior e em Torno da Aeronave de Asa Fixa e de Asa Rotativa
10 Evacuação de Emergência em Aeronaves de Asa Fixa e Aeronaves de Asas rotativas
11 Embarque e desembarque de Pacientes em Transporte Aeromédico e Resgate Aeromédico
12 Combate a Princípios de Incêndio em Aeronaves
13 Noções de Meteorologia, Cartografia e Navegação Aeronáutica
14 Cuidados de Saúde e condicionamento físico da Tripulação: Ruídos, Vibrações, Fadiga, Líquidos, Vapores, Gases Tóxicos e Riscos Ocupacionais em Aviação em Geral.
15 Atmosfera e Disbarismos, desorientações
16 Fisiologia Geral de Vôo, Fisiologia Respiratória e Estudo Clínico da Hipóxia.
17 Forças Acelerativas de Vôo e Seus Efeitos Sobre o Organismo Humano,
18 Visão em Aviação e Vôo Noturno
19 Ambiente de Cabine em Resgate Primário
20  Cuidados de Saúde com o Paciente /Vítima em Vôo
21 APH - Suporte Básico de Vida Clínico – SBV/BLS
Apenas Revisão Geral
22 APH – Suporte Básico de Vida no Trauma SBVT/BTLS
Apenas Revisão Geral
23 APH – Suporte Avançado de Vida Clínico* (Obrigatório para Médicos e Enfermeiros, opcional para os demais alunos)
Apenas Revisão Geral
24 APH – Suporte Avançado de Vida no Trauma* (Obrigatório para Médicos e Enfermeiros, opcional para os demais alunos) Apenas Revisão Geral
25 Sobrevivência no mar, em Ambiente Lacustre ou Ribeirinho
26 Sobrevivência na selva e em local remoto
27 Resgate em Local Remoto e Local de Difícil Acesso
28 Cuidados com o Paciente / Vítima em Evacuação Demorada
29 Segurança no Interior e Em Torno da Aeronave de Asa Fixa e de Asa Rotativa
30 Evacuação de Emergência em Aeronaves de Asa Fixa e Aeronaves de Asas rotativas e Analise de Cenários de Risco.
31 Segurança no Interior e Em Torno da Aeronave de Asa Fixa e de Asa Rotativa
32 Embarque e desembarque de Pacientes em Transporte Aeromédico e Resgate Aeromédico e Noções de Ventilação Mecânica em tranporte Aeromédico.
33 Combate a Princípios de Incêndio em Aeronaves
34 Sinalização e Posicionamento de Pessoal de Apoio Terrestre, em Operações de Pouso de Resgate em locais não homologados
35 Desembarque Rápido de Equipe de Resgate em Situações Adversas – Rapel, Flash Hope
36 Extração de Vitima em Águas Abertas – (Basquet, pulsar)
37 Extração de Vítima Por Cabo em Situações de Emergência
38 Sobrevivência na Selva/Mata e uso de meios de fortuna
39 Sobrevivência em Águas Abertas
40 APH Clínico e Trauma Básico e Avançado
41 Noções de Ventilação Mecânica Aplicada ao Transporte Aeromédico.
10.1. 1 A ordem e nome das matérias podem não seguir a mesma ordem da grade acima, que serve apenas como referência de conteúdo, algumas matérias serão apenas teoricas, outras apenas práticas, as materias constantes na parte de ensino a distância contam como matéria dada, sendo que podem ser cobradas nas provas teóricas.
11. DISPOSIÇOES COMPLEMENTARES:
O curso pode ter sua data alterada caso não atinja o numero mínimo de alunos por turma agendada.
     11.1 No caso de mudança de data do curso, por iniciativa unilateral da ATAC, os alunos que não desejarem ou não puderem participar na data imediatamente marcada, poderão solicitar a devolução integral dos valores pagos.

11.2 Nos casos de desistência do aluno por qualquer motivo, salvo a mudança de data ou cancelamento do curso pela ATAC Treinamentos, não haverá em hipótese alguma, devolução da primeira parcela mínima de R$600,00 que é referente ao pagamento da reserva de garantia da vaga.
     11.3 Caso o aluno já tenha pagado valores alem da parcela mínima, sobre este valor pago a mais incidirá a retenção de 45%, referente a despesas administrativas e disponibilização da parte de ensino a distância do curso.
    11.4 Para devolução dos valores, o aluno devera enviar solicitação de restituição por escrito, via email ou correios (registrada) com pelo menos 40 dias uteis antes da data prevista para o início do curso, especificando uma conta bancária para depósito e também os dados do titular da conta como nome completo, telefone de contato, RG e CPF.

11.4 Os valores serão depositados em até 60 dias uteis apos a data do ultimo dia de aula da turma para a qual o aluno estava inscrito.
    11.5 Caso seja feita a solicitação via correios, a data de postagem impressa no envelope deverá ter de pelo menos 41 dias uteis de antecedência ao dia do início do curso.
   11.6 NÃO HAVERÁ EM HIPÓTESE ALGUMA, DEVOLUÇÃO DE QUALQUER VALOR PAGO, PARA DESISTÊNCIAS COMUNICADAS PELO ALUNO, COM MENOS DE 25 DIAS UTEIS DE ANTECEDÊNCIA A DATA DE INÍCIO DO CURSO.
    11.7 Ao fazer o pagamento da inscrição do aluno automaticamente concorda com todos os termos do edital e regulamentos do curso, bem como declara estar ciente dos riscos de acidentes e ferimentos inerentes a esse tipo de treinamento, entende também que assume integralmente a responsabilidade por qualquer acidente ou dano que vier sofrer, em virtude das atividades durante o curso e que a equipe da ATAC Treinamentos, é responsável apenas
pela prestação de serviço pré hospitalar básico e avançado e encaminhamento do aluno ao atendimento de urgências e emergências do SUS, do município.
       11.8 No caso de inscrições feitas em grupo cada aluno deverá comunicar sua desistência e solicitar sua restituição individualmente.
      11.9 Nos casos de desistências de alunos que fizeram inscrição em grupo e obtiveram descontos relativos a condição do grupo, caso ocorra a desistência de mais de um aluno deste grupo, ocorrerá a redução de descontos conforme o numero de remanecentes e estes deverão efetuar os pagamentos dos valores complementares, referentes a perda ou mudança do tipo de desconto de grupo.
12 DO FORO JURÍDICO
Fica estabelecido o foro de Belo Horizonte para dirimir quaisquer pendências jurídicas que porventura vierem a ocorrer.
Este edital é válido para a turma do Curso de Resgate e Transporte Aeromédico, 14 a 18 de agosto de 2013.
REFERÊNCIAS BIBLÍOGRÁFICAS:
Portaria nº 1863/GM 29 de setembro de 2003
Portaria nº 1864/GM 29 de Setembro de 2003
CFM - CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA - RESOLUÇÃO 1596/2000
MIR, Luís - Guerra Civil: estado e trauma. São Paulo: Geração Editorial, 2004. ISBN 978-85-7509-112-8.
ICA – 100 12 - 2009 MINISTÉRIO DA DEFESA – COMANDO DA AERÓNÁUTA.
REGULAMENTO DAS OPERAÇÕES AÉREAS DE SEGURANÇA PÚBLICA E/OU DE DEFESA CIVIL - DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO - DIVISÃO DE INFORMAÇÕES AERONÁUTICAS - Rio de Janeiro RJ. 08 JUN 2006
National Association of Emergency Medical Techniques Pre Hospital Trauma Life Support, Editora Elsevier, Mosby 7th ed. 2011
Manual Básico do Bombeiro Militar – CBMERJ – Volume I (Edição de referência em 2012)
Airborne Law Enforcement: The English Way. WEST J. Dosert, December/2004.
Guia de Aviação Policial e Defesa Civil - Aviação em Revista, Novembro de 2002.
Sobre o Terreno - Águias celebram seus vinte anos. Jornal Rotor - Helibrás. Dezembro de 2004.
Advisory Circular 00-1.1 - Governmental Aircraft Operations - Federal Aviation Administration. Disponível em www.faa.gov . Consultado em 02 de março de 2012.
CANAVÓ, J. F. e Melo O. E. Polícia Militar - Asas e Glórias de São Paulo. Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. 2ª Edição. São Paulo, 1978.
CORREIA I. Manual de Policiamento Ostensivo Geral - MP1/PMDF. 1ª Edição. Brasília, 1991.
Police Air Operator Manual - Civil Aviation Authority - Civil Aviation Publications Cap 612, disponível em http://www.caa.co.uk. Consultado em 02 de março 2012.
Police Air Operator Manual - Civil Aviation Authority - Civil Aviation Publications Cap 613, disponível em http://www.caa.co.uk. Consultado em 02 de março de 2012
YAMASAKI R S., Wanderley F. N., Santiago F. O Emprego operacional do Helicóptero na PMDF (Trabalho Monográfico) CAO - PMDF. Brasília, 2002.
Atualizado em 02 de maio de 2013 - Direitos reservados. As imagens e conteúdo intelectual deste edital são propriedade de: ATAC Treinamentos em Resgate e Emergências LTDA ME CNPJ: 14.515.053/000150 BH - MG
 
 
Atualizado em 30 de Setembro de 2013 - Direitos reservados. As imagens e conteúdo intelectual deste edital são propriedade de: ATAC Treinamentos em Resgate e Emergências LTDA ME
CNPJ: 14.515.053/000150 BH - MG
 

domingo, 8 de setembro de 2013

Equipe de Resgate e Transporte Aeromédico ATAC Treinamentos 2012































Professor Lemuel Araújo - Instrutor de Resgate e Transporte Aeromédico. 2013





Professor Lemuel Araújo 2013
 










Resgate e Transporte Aeromédico - ATAC Treinamentos Agosto 2013


Imagens Resgate e Transporte Aeromédico - ATAC Treinamentos Agosto 2013










Certificação dos Alunos do Curso de Resgate e Transporte Aeromédico da ATAC Treinamentos. Agosto 2013




Efermeira Renata Wanderley Martins - RTde Enfermagem do Curso de Resgate e Transporte Aeromédico



Visão aérea da área de Poiso para as práticas do Curso de Resgate e Transporte Aeromédico - ATAC Treinamentos Agosto 2013






















terça-feira, 11 de junho de 2013

Colisão Entre Dois Helicópteros da Polícia em Berlim

Dois helicópteros da Polícia Federal Alemã, colidiram-se em pleno vôo durante um treinamento policial em Berlim na Alemanha em 21 de Março 2013.

Um dos pilotos morreu e varias outras pessoas se feriram, quando as aeronaves cairam próximas ao Olympic Stadium, no momento em que os polciais faziam treinamento de controle de violência em jogos de futebol.

Tudo indica que as condições climáticas foram a principal causa do acidente, uma vez que havia um denso nevoeiro e boa quantidade de neve na hora da colisão.


terça-feira, 7 de maio de 2013


TERCEIRA TURMA DO CURSO CAPACITAÇÃO EM RESGATE E TRANSPORTE AEROMÉDICO EM BELO HORIZONTE MG. AGOSTO 2013 (Belo Horizonte MG.)

Face ao enorme sucesso alcançado nas duas turmas anteriores, foi anunciada para 14 a 18 de agosto 2013 a IIIa Turma do curso Capacitação em Resgate e Transporte Aeromédico (CRTA). Pioneiro no Brasil em sua categoria é promovido pela ATAC Treinamentos e visa prover capacitação para profissionais de saúde da área de urgências e emergências como enfermeiros, médicos, técnicos em enfermagem e profissionais de segurança pública e defesa civil, para atuarem diretamente no resgate, socorro e transporte de vítimas por meio de aeronaves, com ênfase em asas rotativas (helicópteros)
Divulgação (vsita técnica ao Hangar da Polícia Civil MG)
Com carga horária agora ampliada para 110 horas e com parte presencial em regime de internato, o curso é coordenado pelo Prof. Lemuel Araújo e tem como responsáveis técnicos, o Médico Walbert Alcoforado e a Enfermeira Renata Martins. Alem das matérias básicas de atendimento pré hospitalar, inclui treinamentos de sobrevivência na água e na mata, combate a princípios de incêndios em aeronaves, atendendo assim  não apenas normas da portaria 2048 do Ministério da Saúde, mas também exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Visita Técnica ao Hangar da Polícia Civil MG.
Atualmente como o único de sua categoria no Brasil, onde o aluno participa de vôo real de adaptação em helicóptero, colocando em prática o que aprendeu na sala de aula, o curso vem se expandindo e tomando caráter internacional, recebendo alunos enviados por instituições do Paraguai e Bolívia, que participaram da segunda turma juntamente com alunos oriundos do SAMU de vários estados, da Policia Civil de Minas Gerais, Do Corpo de Bombeiros Militar do AMAPA e do Exército Brasileiro, entre outros.
Contatos
Prof. Lemuel Araújo – 31 9728 8632


facebook: http://www.facebook.com/ATACtreinamentos

Site: www.medicotatico.com.br                  

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Respostas sobre o Curso de Transporte Aeromedico



Respostas as Perguntas mais comuns sobre o
CURSO DE RESGATE E TRANSPORTE AEROMÉDICO - CRTA:


 1- Hospedagem e alimentação estão incluidos no valor do investimento (ver o edital para detalhes) A HOSPEDAGEM é em alojamento tipo quartel com beliches.
 2- NÃO é necessário saber nadar, basta não ter pânico de água.
 3- Os exames médicos e odontológicos solicitados são por causa de normas da ANAC que irá exigi-los quando você for registrar seu certificado.
 4- SIM o curso é aberto a TODOS os profissionais de saúde.
 5- Se você esta com boa saúde você da conta SIM de fazer tudo.
 6- SIM todos os alunos fazem todas as aulas Teoricas e práticas (você vai ser ensinado, os professores estão la para te ensinar)
 7- O curso tem carga horária de 110 horas, e é em regime de internato.
 8 - As exigências físicas das atividades do curso, são projetadas para que uma pessoa em boas condições desaúde, sem necessidades especiais e sem problemas de obsesidade morbida consiga executa-las.
 9- Se você não tem problemas tipo labirintite ou pânico de altura, é previsto que você não tenha qualquer problema com as atividades de altura.
 10 - SIM, tem Descontos especiais para grupos de militares, agentes de Defesa Civil e samuzeiros.
 11 - Sim, sera emitido certificado do curso.
 12- Sim o curso conta pontos em prova de títulos para concursos públicos.
 13 - A chegada ao centro de Belo Horizonte, ao final do curso é prevista para as 20:00 horas, lembre-se que o trajeto entre centro de Belo Horizonte e o Aeroporto é de 01 hora se o transito estiver normal.
 14- O aeroporto normalmente usado para voos vindo de outros estados é o de CONFINS.
 15 - SIM o conteudo do curso inclui RESGATE e Transporte Aeromédico, isso significa que você vai aprender muito mais do que simplesmente transportar o paciente ou vítima do ponto A para B, você será treinado tambem para RESGATA-LA onde for necessário.
 16 - Sim o curso atende e super a as exigências da portaria 2048 para TODAS os profisssionais nela relacionados.
 17 - SIM as aulas de sobrevivência incluem passar a noite na mata e construção de abrigo com meios de fortuna.
 18- SIM o aluno tem atividade de VÔO OPERACIONAL REAL EM HELICÓPTERO, durante o curso.
 19 - SIM os instrutores são todol.s muito experientes, ligados aos orgãos de Saúde e segurança pública como: SAMU, Bombeiros, Militares, Policiais e Defesa Civil.
 20 -  O Edital completo pode ser acessado em: http://www.resgatetatico.com.br/Atac/aeromedicoabril2013.html

sábado, 9 de fevereiro de 2013

FORMATURA DA Ia TURMA DO CURSO DE TRIPULANTE OPERACIONAL DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR E POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DE MINASGERASI. 2013



FORMATURA DA Ia TURMA DO CURSO DE TRIPULANTE OPERACIONAL DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR E POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DE MINASGERASI. 2013

 
Formandos do curso com o Secreario de Defesa Social ao Centro, o Chefe de Polícia a direita e o Comandante Geral do CBMMG a esquerda posam para a foto oficial da solenidade.

Dia 06 de abril 2013 o Hangar da Polícia Civil MG foi palco da solenidade de formatura da Ia Turma do Curso de Tripulante Operacional do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG); que contou com a presença do Secretário de Defesa Social Rômulo de Carvalho Ferraz, do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar Cel. Sílvio Antonio de Oliveira Melo e do Chefe de Polícia Civil Delegado Cylton Brandão da Matta. O curso implantado pelo CBMMG, com carga horária de 294 horas, visa qualificar e capacitar militares e policiais, para tripularem aeronaves envolvidas em missões de resgate, transporte de vítimas e atendimento a desastres ou defesa civil, que também são chamadas de missões de misericórdia.
Durante seu pronunciamento o chefe da Polícia Civil de Minas, Delegado Cylton Brandão da Matta, enfatizou que o curso, ministrado no Corpo de Bombeiros, porem realizado de forma integrada com a Polícia Civil, foi um marco importante na integração das instituições: “Isso mostra que a integração, além de positiva para ambas, culmina na excelência da prestação de serviços do estado” declarou a autoridade.
Formandos juntamente com as equipes do hangar da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros Militar.
  “O Corpo Bombeiros contribuiu com as suas técnicas de salvamento e a Polícia Civil, com os conhecimentos policiais”.  Declarou o delegado Henrique Oliveira, Chefe do Hangar da Polícia Civil,destacando  o sucesso da iniciativa, parabenizando a integração das instituições, que compartilharam informações e tecnologia operacional


O Polciial Civil Gilberto Lacerda e Diretor Operacional da ATAC Treinamentos.
Um destaque epecial para um dos formandos: O Policial Civil Gilberto Lacerda, que em 28 de outrubro 2013 tambem se formou na Ia TURMA DO CURSO DE RESGATE E TRANSPORTE AEROMÉDICO, promovido pela ATAC Treinamentos, em 28 de outubro 2012. (www.medicotatico.com.br).
 
 
 

LANÇAMENTO DA SEGUNDA TURMA DO CURSO DE RESGATE E TRANSPORTE AEROMÉDICO EM BELO HORIZONTE MG. 2013


ANUNCIADO O LANÇAMENTO DA SEGUNDA TURMA DO CURSO DE RESGATE E TRANSPORTE AEROMÉDICO EM BELO HORIZONTE MG. 2013

Acontecerá de 24 a 28 de abril a IIaTurma do curso de Resgate e Transporte Aeromédico (CRTA). Pioneiro no Brasil em sua categoria, o curso promovido pela ATAC Treinamentos, provê a capacitação de profissionais da saúde da área de urgências e emergências como enfermeiros, médicos, técnicos em enfermagem e profissionais de segurança pública e defesa civil, para atuarem diretamente no resgate, socorro e transporte de vítimas por helicópteros e aviões.
Professor Lemuel Araújo. Diretor Operacional da ATAC e Coordenador Geral do Curso

Médico Walbert Alcoforado Diretor Clínico da ATAC.

Com carga horária de 90 horas em regime de internato, o curso coordenado pelo pelo Prof. Lemuel Araújo e o Médico Walbert Alcoforado, alem das matérias básicas de atendimento pré hospitalar, inclui treinamentos de sobrevivência na água e na mata, combate a princípios de incêndios em aeronaves, atende não apenas normas da portaria 2048 do Ministério da Saúde, mas também exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Aula pratica de vôo de adaptação do Curso de Resgate e Transporte Aeromédico.
 

Sendo atualmente o único de sua categoria no Brasil, onde o aluno participa de vôo real de adaptação em helicóptero, colocando em prática o que aprendeu na sala de aula. Participaram da primeira edição alunos vindos do SAMU de vários estados, um Policial Civil de Minas Gerais e profissionais de outras instituilções.
 
 
 

Contatos

Prof. Lemuel Araújo – 31 9728 8632

O edital completo do curso com dados sobre as inscrições podem ser encontrados no edital oficial do curso: http://www.resgatetatico.com.br/Atac/aeromedicoabril2013.html